segunda-feira, 18 de abril de 2011

Deivisson Carvalho, Ramon Luis, grupo 3m1

Onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo, a oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela freqüência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda, uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direção perpendicular à direção de propagação da onda. Ondas transversais são aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação da onda; exemplos incluem ondas em uma corda e ondas eletromagnéticas. Ondas longitudinais são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonora. Polarização ondas transversais podem ser polarizadas. Ondas não polarizadas podem oscilar em qualquer direção no plano perpendicular à direção de propagação. Ondas polarizadas, no entanto oscilam em apenas uma direção perpendicular à linha de propagação.  Ondas estacionárias e ondas não-estacionárias permanecem no mesmo lugar é chamado ondas estacionárias, como as vibrações em uma corda de violino. 
Ondas unidimensionais são aquelas que se propagam numa só direção. Exemplo: Ondas em cordas. Ondas bidimensionais se propagam num plano. Exemplo: Ondas na superfície de um lago. Ondas tridimensionais se propagam em todas as direções. Exemplo: Ondas sonoras na atmosfera ou em metais. As ondas estão presentes no nosso cotidiano, mesmo nas coisas simples como quando jogamos pedras na água, são formadas pequenas ondas na superfície da água, quando assistimos televisão ou ouvimos rádio, as imagens e sons são transmitidas por ondas eletromagnéticas e captadas pelas antenas.
Até mesmo quando tocamos violão, conversamos ou falamos, os sons são transmitidos por ondas e captados por nossos ouvidos.  

Um comentário: